Especial ‘Livro dos Espíritos’: Saiba de Onde Vieram os Espíritos

espiritos
Compartilhe!

Preciso aqui dizer que não se pode calcular o precioso valor que a doutrina espírita possui no desenvolvimento, evolução e aperfeiçoamento dos homens. Neste texto vamos começar uma série de réplicas ao Livro dos Espíritos, e o espiritismo de modo geral, que, quando mais jovem, me ajudou a dar os primeiros passos e entender que a vida material não é única no universo.

Afinal, se o homem entendesse seu papel neste mundo de matéria viveria a favor da natureza e em harmonia com tudo e todos. Digo com naturalidade que a causa do meu corpo subiu com a poderosa luz e encontra-se na origem esperando apenas minha breve passagem por este chão de amarguras terminar. Espero que você também alcance o sentido maior e compreenda que o objetivo da vida é o sobrenatural, é evoluir para subir e voltar à origem. Caso você tenha alguma dúvida, deixe sua opinião que responderemos assim que possível.

“Os Espíritos Tiveram Princípio, ou Existem, Como Deus, de Toda a Eternidade?”

Digitei no Google a  expressão “Livro dos Espíritos” e obtive como resposta um documento em pdf no website da Federação Espírita Brasileira. Na ‘Parte Segunda’, chamada ‘Do mundo espírita ou mundo dos espíritos’, no ‘capítulo I, Dos Espíritos’, há uma seção chamada ‘Origem e Natureza dos Espíritos’ sobre a qual irei falar neste texto. Segue a íntegra da pergunta número 78 e sua resposta.

“Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade? “Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação sua e se acham submetidos à sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável. Quanto, porém, ao modo por que nos criou e em que momento o fez, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.”

Talvez você se questione. Quem é este cara que acha saber mais do que os espíritos? Aprendi com os mais velhos a resposta que segue. Aprendi com os mais velhos do que os espíritos. Não existe efeito sem causa. Os espíritos não foram criados pelo Verdadeiro Deus, que não criou nada deste universo deformado em matéria elétrica e magnética. O origem dos espíritos tem relação direta com a origem do universo e com a movimentação, acidental, de uma energia pura, limpa e perfeita, até então eterna, que deixou de ser, por circunstâncias naturais, o que era e degenerou-se, formando este campo elétrico e magnético, criando os baixos mundos.

O Verdadeiro Deus não Criaria os Baixos Mundos e suas Trevas Sulfúricas

A eterna voz do absoluto não teve intenção de criar este universo deformado. Foi a energia do mundo do Verdadeiro Deus que transformou-se quando seres de virtudes puras, limpas e perfeitas, quando seres até então eternos, começaram a descer do estado imutável de energia eterna sem sentirem. Achavam que iam bem, mas começaram, naturalmente, a perder a virtudes e descer. Virtude é energia pura, eterna.

Deus não criaria seres sofredores e mortais, não criaria matéria deformada, degenerada e poluída que por si mesma se destrói, reduzindo fluidicamente ao nada, porque morre. Deus não criaria espíritos, não criaria o sol, lua, estrelas, água, terra, animais e vegetais por sua livre e espontânea vontade. Neste aspecto, a resposta a pergunta 78 é clara: “Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.”

Foi a energia do mundo de Deus que, naturalmente e por um acidente, começou a descer, trazendo consigo inadvertidos seres de luz, virtuosos puros, limpos e perfeitos que transformaram-se, perderam suas virtudes, que são vidas, e deram causa a tudo que vemos entre o sol e a Terra. Tudo muito lento, o inverso do eterno. Transformaram-se, deixaram de ser o que eram para serem, e gerarem no espaço, outros corpos de vida em categoria inferior.

Transformaram-se. Deixaram de ser eternos. Perderam suas virtudes perfeitas. Eternas. Morreram.

cta 1

Optimized-site oficial da CR

Conheça o site oficial da Cultura Racional

Sobre 

Luiz é estudante de Cultura Racional dos Livros Universo em Desencanto, jornalista e rapper. Ouça nosso rap e baixe gratuitamente no Soundclod: https://soundcloud.com/filhosdoracionalsuperior

    Find more about me on:
  • facebook
  • youtube

Compartilhe!

One thought on “Especial ‘Livro dos Espíritos’: Saiba de Onde Vieram os Espíritos

Comments are closed.