Especial ‘Livro dos Espíritos’: Saiba Como a Doutrina Espírita vê os Fluidos

doutrina espírita
Compartilhe!

Hoje, a ideia é escrever sobre a energia que movimenta os seres humanos e alimenta o pensamento e a imaginação. O chamado princípio vital que faz a união e a harmonia dos seres humanos. Os fluidos a que me refiro são descritos na doutrina espírita, o espiritismo de modo geral, como o princípio vital. Cada ser possui os seus fluidos.

Nosso universo deformado em matéria é formado por sete grandes seres e seus fluidos estão diretamente ligados ao ser humano, que é um centro astrológico. Estes sete seres que interagem a todo momento conosco são sol, lua, estrelas, água, terra, animais e vegetais. Caso você tenha alguma dúvida, deixe sua opinião que responderemos assim que possível.

“O princípio vital reside nalgum agente particular,ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada? Numa palavra, é efeito, ou causa?”

“Uma e outra coisa. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é a vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.” O agente a que esta resposta se refere é o fluido, um ser vivo que é a causa dos seres materiais. O corpo humano é formado pelos micróbios. Os micróbios são formados pelos fluidos. E estes fluidos, como são formados? Todos os fluidos provém do calor e o calor vem do Sol.

O princípio vital movimenta a matéria e faz a conexão do ser humano com a realidade energética, ou o mundo espiritual descrito na doutrina espírita. Este agente que age sobre a matéria, ou seja o fluido, pode ser de dois tipos: fluido elétrico e fluido magnético. E os fluidos são como o vento, que sente-se mas não se vê. O calor, o frio, o pensamento, a imaginação, tudo é fluido.

O fluido é um ser animador, é um ser animado, é um ser animador, constituído pela ação que dá origem às coisas. Assim é o vento. Sentimos o efeito dele, que é vida, pois sem ele não existe vida, fica tudo morto, abafado. Morre tudo sufocado, não há ar para respirar. Isto é fluido, sente-se e vê-se o seu efeito como se vê e sente-se o efeito do vento. O vento dá a vida e mantém a vida. E assim são os demais fluidos. Como disse antes, todos os micróbios que compõem o ser humano foram feitos pelos fluidos. O micróbio é da origem do fluido e o fluido é o ser animador do micróbio.

Saiba Como Foram Feitos Estes Fluidos que dão Vida a Tudo

Os fluidos são produtos do conjunto elétrico e magnético que forma a origem e a causa desta deformação, o antes de ser tudo isso a origem de tudo isso. Aí é que entra o antes de ser o que eram. E o que é um habitante do mundo invisível? O seres que habitam o mundo invisível, denominados espíritos pela doutrina espírita, são corpos fluidicamente elétricos e magnéticos. São como o vento e a eletricidade, sentimos mas não vemos. Eles nos vêem, mas nós não os vemos, porque nós somos micróbios feitos pelos fluidos.

Os seres humanos são matéria orgânica e por isso, com excessão dos médiuns que possuem grande carga magnética em sua formação, não conseguimos vê-los. Nós somos a consequência dos fluidos. A sombra é o efeito do corpo visível. O corpo é a sombra do fluido. E o fluido é a sombra e o efeito dos seres orgânicos. No fluido está a força mais poderosa do universo. Do fluido provém o tudo e o tudo, por ser fluido, reduz ao nada.

Gera, nasce, cresce e desaparece, reduzindo ao nada fluidicamente porque morre. O fluido é um deletério, por isso aparece e desaparece. Tem vida e perde a vida. Tudo se dilata e se decompõe.

Em breve vou falar dos fluidos e da sua relação com o pensamento e a imaginação, com os habitantes do mundo invisível e sobre a causa do campo elétrico e magnético em que estamos presos materialmente e fluidicamente. O conceito de fluidos neste artigo foi transcrito dos Livros Universo em Desencanto.

cta 1

Optimized-site oficial da CR

Conheça o site oficial da Cultura Racional

Sobre 

Luiz é estudante de Cultura Racional dos Livros Universo em Desencanto, jornalista e rapper. Ouça nosso rap e baixe gratuitamente no Soundclod: https://soundcloud.com/filhosdoracionalsuperior

    Find more about me on:
  • facebook
  • youtube

Compartilhe!