Entenda o que Acontece Quando um Jovem Comete Suicídio

Compartilhe!

Não é pelo fato de vivermos num mundo aparente que devemos procurar o suicídio como solução para os nossos problemas. Devemos sempre respirar fundo, ter calma e ter certeza de que o bem, a positividade e a energia do amor são mais fortes que o mal.


“O equilíbrio do ser humano é uma função da “Energia” em que cada um está ligado.

A “Energia” do pensamento e da imaginação mantinha um equilíbrio aparente no ser humano, na fase espiritual que terminou em 1935.

O verdadeiro equilíbrio na matéria é possível quando o ser humano está ligado à “Energia” do seu verdadeiro espírito de origem, o raciocínio, começando tudo a dar certo na vida de todos.

O verdadeiro equilíbrio nasce em cada indivíduo quando este passa se conhecer, Racionalmente.”

O texto acima foi publicado originalmente no canal do YouTube chamado Terceiro Milênio 21, que publica o Programa Terceiro Milênio, com a finalidade de divulgar a Cultura Racional, contida nas brilhantes páginas dos Livros Universo em Desencanto.


Pois o mal é uma energia inconsciente que não se conhece. Neste texto vamos explicar por que o suicídio não resolverá a dor de ninguém. Pois umas das causas do suicídio é a paralisação do pensamento.

Ricardo, Luiz e o produtor, DJ e cantor Igor Muniz no "Mutirão Cultural na Quebrada", promovido pela comunidade da Vila São José, na zona oeste de São Paulo

Ricardo, Luiz e o produtor, DJ e cantor Igor Muniz no “Mutirão Cultural na Quebrada”, promovido pela comunidade da Vila São José, na zona oeste de São Paulo

Apenas uma informação importante: conforme explica esta matéria no UOL, os Filhos do Racional Superior são um grupo de estudantes de Cultura Racional que, através do rap, divulga as mensagens de paz, concórdia e amor contidas nas brilhantes páginas dos Livros Universo em Desencanto.

Dito isto, voltemos ao texto.

Todo o sofrimento que um jovem que comete suicídio está sentido tem uma causa: a energia elétrica e magnética está atuando de forma intensa e cruel na sua cabeça. Essa é a causa da tristeza, do aborrecimento, da depressão, da contrariedade, pensamentos maus, pensamentos perturbadores.

Pois não há efeito sem causa. Se existe este ou aquele feito é porque existe a causa.

E por mais que pareça que os próprios jovens estejam causando seu sofrimento e tendo ideias de cometer suicídio, saibam que é a energia elétrica e magnética que está transmitindo esta vontade, estes pensamentos ruins, em suas cabeças.

E isso reflete-se nos seus corações. Esta angústia que sentem, esta tristeza, enfim, tudo de ruim que estão vivendo tem uma causa. E a causa é a ação destas duas energias elétrica e magnética.

tumblr_m6xcn1EGCN1rr10qmo1_500Mas é importante dizer que o suicídio não resolverá os problemas de ninguém. O suicídio não resolverá o sofrimento. O suicídio não resolverá a raiva da vida. O suicídio não resolverá a tristeza.

O suicídio não resolverá a falsidade que existe no mundo. O suicídio não resolverá a ganância e ambição do homem. O suicídio não vai levar ninguém a um bom lugar.

Pelo contrário. Se o jovem não tiver força de vontade e agir como um guerreiro que luta por sua felicidade a situação pode piorar.

Pois a vida é de transformações. Isso é sabido em diversas religiões e doutrinas, inclusive na visão espírita do suicídio. E, neste caso do suicídio, além de não ter paz, não descansará na outra vida. O suicídio é a pior escolha. A pior!!!

Lembrando que a Cultura Racional é a continuação, é a evolução natural de tudo que existe — seitas, doutrinas, filosofias e religiões — vale à pena citar aqui ama visão bem assertiva e específica da doutrina espírita de Alan Kardec sobre o que acontece com o suicida na prática.

Por isso, a orientação para um jovem que pensa em cometer suicídio é: levante a cabeça, respire fundo, ouça uma música bem alegre.

suicidio sem dor

Tome um banho, vá comer algo, saia de casa para ver um filme legal. Ligue para alguém e dê boas risadas. A vida é boa sim! Temos apenas que dar boas risadas.

Pois a alegria é uma energia muito poderosa. Acredite. O amor, a alegria, o perdão são energias muito mais poderosas do que a tristeza que leva alguém a cometer suicídio.

Quando o assunto é suicídio devemos ter muita calma. A vida neste mundo de matéria pode parecer difícil mesmo.

Digo isso pois vivemos num mundo onde a impressão que fica é que o sofrimento é sempre o maior brilhante do dia.

O suicídio não é a solução do sofrimento. O suicídio não trará paz a quem procura uma saída, uma solução para viver num mundo onde vemos cada vez mais crescer a ganância, ambição, inveja, ódio, despeito, vingança, entre outros males.

Uma Advertência do Verdadeiro Deus, o Racional Superior, à Humanidade

Logo no primeiro volume dos Livros Universo em Desencanto, o Racional Superior esclarece na Advertência que segue:

“A vida e a organização dos seres orgânicos são de uma forma tal, que os seres orgânicos fazem confusões com a vida. A vida tem as suas organizações muito claras para quem sabe viver.

Mas para quem não sabe viver, torna-se desorganizada e os seres orgânicos imperam no digladiamento, na digladiação da vida.

A vida, para ser bem formada, bem constituída, firme, equilibrada ao bom viver, é preciso que os seres orgânicos e as organizações sejam todas paralelas ou adequadas ao modo de que se constitui a vida;

Que a vida também é constituída de diversas organizações e de diversos meios do poder da vida. O poder da vida está naquilo que as organizações podem corresponder para equivaler á vida.

O que vale o vivente ter vida, viver e não saber viver? Não vale nada. Porque quanto mais procura se organizar na vida, mais se desorganiza, e se desorganizando, mais o sofrimento o vem tragando e mais sofrimento.

É como a maré, sempre contra a maré, dentro do mar revolto. E assim, estas tempestades que reinam na vida do vivente que naufraga essa vida preciosa, por estas tempestades feitas por não saber viver, e fica o vivente a imaginar e a dizer:

“Quanto mais eu procuro o bem, mais ele de mim se distancia, mais longe fica, ou talvez no infinito, porque não enxergo o que vou fazer da vida.”

E fica o vivente neste crepúsculo amargo, neste sonho de sofredor desesperado, neste sonho de lágrimas, neste pesadelo infernal, pensando uma infinidade de coisas e não sabendo como resolver o seu ideal.”

Neste texto vamos explicar com detalhes por que você não deve cometer suicídio.

tumblr_mezvh4Sg601s00tqro1_500Na verdade, o sofrimento só tende a aumentar. Pois tudo nesta vida é evolução, aceitação, entendimento e gratidão.

Cabe esclarecer que a Cultura Racional é o conhecimento da origem do ser humano.

De onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno à sua origem.

Mostra como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito, ligando o ser humano ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL.

Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um Ser Extraterreno, publicadas nos Livros Universo em Desencanto.

É um conhecimento transcendental que ultrapassa todas as expectativas do saber humano e que desvenda os mistérios da natureza – visível e invisível – e do animal Racional de forma lógica, simples e clara.

É a cultura natural da natureza. Um conhecimento da nova fase em vigor na natureza, a Fase Racional. A Era da Razão.

A fase do desenvolvimento do Raciocínio. Esclarece a verdadeira definição de tudo e de todos, de princípio a fim, do pensamento concreto, científico, normal, matemático e/ou Cartesiano.

Não se trata de religião, seita, filosofia, ciência ou espiritismo.

Porém aborda todos os aspectos envolvidos nestas áreas do conhecimento humano.

Desta forma, esclarece e completa a devida continuação desses, uma vez que revela a base da origem de tudo aquilo que o homem sempre procurou notadamente: a definição de seu ser e de todos os seres.

Clique na imagem acima o rap “CALMA” 

Quando um Jovem Comete Suicídio Está Contra a Natureza e as Leis Divinas

A vida deve ser vivida. Isto é uma frase que pode parecer simples. Pois é mesmo. Trata-se de um imperativo da natureza, uma lei divina que não pode ser quebrada. Ninguém tem o direito de destruir algo que não é seu.

O ser humano é um centro astrológico e recebe as influências dos astros, da natureza, de outras pessoas e das forças ocultas — invisíveis — elétricas e magnéticas.

E mesmo recebem intuições e pensamentos destruidores — de ódio, despeito, ciúmes, rancor, vingança, entre outros — devemos ter força de vontade e persistência.

A razão é muito simples: a vida de matéria não é a verdadeira vida. Trata-se de uma condição fora da verdadeira natureza divina.

Afinal, morremos sem querer morrer, ninguém, quer nascer, sofrer e morrer e perder seus parentes.

tumblr_mu07zo6P301r858oto1_500

Vivemos absolutamente fora do nosso verdadeiro estado natural que é de energia eterna.

Não podemos negar que vivemos num progresso de pureza e perfeição, onde não existe fome, dor, sofrimento, ilusão, traição, egoísmo, ganância, falsidade, morte e todas as mazelas que conhecemos desta triste condição de pensador, sofredor e mortal.

Mas não é por isso que os suicídios se justificam. Muito pelo contrário: o objetivo da vida é buscarmos evolução, aceitação, gratidão e entendimento dos movimentos materiais e sobrenaturais.

Na verdade, devemos em vida se ligar a esta energia poderosa, que fará a ligação do ser humano ao seu verdadeiro estado natural. Devemos ter calma, pois somente a natureza é quem pode tirar a nossa vida.

Afinal, foi a natureza quem nos fez, é a natureza que criou todos os vegetais para nossa alimentação, quem nos mantém de tudo até hoje.

E se nós temos sentimento, se nós sofremos, a natureza, que nos fez, tem mais sentimento do que nós, ela sofre mais do que nós por ver seus filhos sofrerem.

Optimized-CAPA CD 3 CTA CLIQUE E OUÇA

E quando um jovem comete suicídio, a causa não está em si. A causa dos suicídios é a paralisação do pensamento, pois não há efeito sem causa.

O pensamento e a imaginação deixaram de ser alimentados pela natureza recentemente.

Mas humanidade não percebeu esta mudança pois vive artificialmente, mais ligada aos bens materiais do que o verdadeiro objetivo da vida que é se ligar ao eterno.

Se ligar ao sobrenatural, ao espiritual, ao eterno, à realidade energética que nos cerca e nos domina sobre todos os pontos de vista mas que a maioria ainda desconhece.

Você não Está só Neste Vazio que Está Sentindo Neste Momento

Quando um jovem comete suicídio as nuvens cinzas escondem o brilho das estrelas e a luz do Sol, representando as virtudes perdidas da eternidade, não se faz presente. Milhares de pessoas têm se sentido mal ao redor do mundo.

Mas, a partir de agora, você não está só. Você pode contar com esta energia poderosa na Cultura Racional ao seu lado.

Para mostrar para você como está mudança na natureza tem desequilibrado milhares de pensadores ao redor do mundo, vou agora reproduzir trechos de uma carta escrita escrita por uma garota que ia se matar mas na última hora decidiu viver e enfrentar a vida de matéria com coragem.

“Me sinto covarde, fraca, mas bom sou exatamente isso…

Não consegui fazer nada para melhorar minha vida, e nesse momento estou pronta para terminar com essa tortura a mim mesmo. (…)

A única coisa que pude fazer para retribuir algum gasto que tinham comigo era conseguir boas notas na escola, mas eu odeio isso, odeio escola, e tudo que está la, inclusive um dos motivos de minha morte, não convém citar nomes aqui.(…)

Não sei como cheguei a esse ponto, mas no momento minha vida é uma merda, todos os motivos que eu tinha para sorrir acabaram…

Tudo o que eu tinha desmoronou, não sei por que, ou por qual motivo, mas de uns tempos pra cá cada vez que eu colocava minha cabeça no meu travesseiro a noite, não tinha a minima vontade de acordar no dia seguinte.

Sei que me matando algumas mínimas pessoas podem sentir minha falta, mas isso passa, independente do tempo, um dia, uma semana, um mês, alguns anos, não sei, mas o que sei é, as pessoas vão se esquecer de que eu um dia existi.

tumblr_lq1gt2OOJO1qkvl4fo1_500Aos meus verdadeiros amigos, se é que tive algum, me desculpem. A minha família, não sei se farei falta para eles, me desculpem.

Se alguém sentir minha falta, obrigado e me desculpa, eu não poderia mais manter minha vida.”

Esta tristeza não é somente sua e dela.

Como disse, a culpa do seu sofrimento é da mudança de fase da natureza.

Para dar fim ao sofrimento, basta se ligar a energia da nova fase, a energia eterna, que deu causa ao universo.

Nascido em 1478, o diplomata italiano Baldassare Castiglione dizia que nas pequenas coisas, e não nas grandes, que se conhecem as pessoas corajosas.

Não se mate. Não hoje, nem amanhã. Saiba que a eternidade está na Terra e neste site há instruções positivas de como se ligar ao eterno, ao sagrado, à verdadeira vida sem se matar. Suicídio em nada vai ajudar. Muito pelo contrário: devemos esperar a hora certa de nossa transformação, que só a natureza conhece.

Entenda Como a Cultura Racional Pode Ajudar quem Pretende Cometer um Suicídio

Os conhecimentos Racionais contidos nos Livros UNIVERSO EM DESENCANTO emanam-se de uma nova Energia no Universo, a Energia Racional. Uma energia extra-cósmica, da verdadeira origem da vida e do Universo.

E com a leitura dos livros a pessoa entra em contato com essa nova Energia que está governando a Natureza, a Energia Racional.

E todos sem o menor esforço, muito naturalmente, serão orientados em tudo, recebendo as orientações precisas e necessárias para o seu perfeito equilíbrio moral, físico e financeiro, dentro dos seus próprios lares ou onde estiverem.

Portanto, não há necessidade de frequentar lugar algum como templos, sinagogas, igrejas ou casas de pregação. A pessoa passará a ter com quem contar e onde se agarrar.

Serão favorecidos pela força maior do mundo que é a natureza e pelo Poder Supremo do seu mundo de origem, o MUNDO RACIONAL.

Tudo isso por estarem se ligando à nova fase da natureza e vivendo a favor dessa nova fase da natureza, a Fase Racional para o desenvolvimento do raciocínio.

O Raciocínio está localizado na Glândula Pineal ou Epífise, no Istmo do Mesencéfalo. É a razão da vida e tem todo o mapa da formação deste Universo e sua criação.

É o maior potencial do ser humano. É a terceira máquina do cérebro que ainda não foi desenvolvida, a parte central do cérebro.

As outras duas partes do cérebro que já foram desenvolvidas são: o pensamento e a imaginação. Desenvolvidos através de duas forças ou mecanismos feitos pela natureza – as energias elétrica e magnética.

Essas duas energias contribuíram para preparação e desenvolvimento da humanidade até alcançar a fase da civilização.

A CULTURA RACIONAL, nascida em 4 de Outubro de 1935, no Rio de Janeiro – Brasil – é um movimento cultural, pacífico e sem fins lucrativos. Interage nos diversos segmentos da sociedade civil com a missão de levar a Paz, o Amor, a Fraternidade e Concórdia Universal.


Informações Importantes de Organizações que Podem Ajudar quem Deseja Cometer Suicídio

http://www.cvv.org.br/O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Para obter ajuda basta telefonar para o número: 141.

Você sabe como ajudar a pessoa sob risco de suicídio?

Feito pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e Universidade Estadual de Campinas, o Manual de “Prevenção ao Suicídio” traz informações importantes sobre o tema.

“Quando as pessoas dizem “eu estou cansado da vida” ou “não há mais razão para eu viver”, elas geralmente são rejeitadas, ou então são obrigadas a ouvir sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores.

Nenhuma dessas atitudes ajuda a pessoa sob risco de suicídio. O contato inicial é muito importante. Freqüentemente, ele ocorre numa clínica, casa ou espaço público, onde pode ser difícil ter uma conversa particular.

    1. O primeiro passo é achar um lugar adequado, onde uma conversa tranqüila possa ser mantida com privacidade razoável.
    2. O próximo passo é reservar o tempo necessário. Pessoas com ideação suicida usualmente necessitam de mais tempo para deixar de se achar um fardo. É preciso também estar disponível emocionalmente para lhes dar atenção.
    3. A tarefa mais importante é ouvi-las efetivamente. Conseguir esse contato e ouvir é por si só o maior passo para reduzir o nível de desespero suicida. O objetivo é preencher uma lacuna criada pela desconfiança, pelo desespero e pela perda de esperança e dar à pessoa a esperança de que as coisas podem mudar para melhor.

Veja agora como você deve se comunicar:

    • Ouvir atentamente, com calma.
    • Entender os sentimentos da pessoa (empatia).
    • Dar mensagens não verbais de aceitação e respeito.
    • Expressar respeito pelas opiniões e pelos valores da pessoa.
    • Conversar honestamente e com autenticidade.
    • Mostrar sua preocupação, seu cuidado e sua afeição.
    • Focalizar nos sentimentos da pessoa.

Saiba o que NÃO fazer ao se comunicar para evitar piorar a situação:

    • Interromper muito freqüentemente.
    • Ficar chocado ou muito emocionado.
    • Dizer que você está ocupado.
    • Fazer o problema parecer trivial.
    • Tratar o paciente de uma maneira que possa colocá-lo numa posição de inferioridade.
    • Dizer simplesmente que tudo vai ficar bem.
    • Fazer perguntas indiscretas.

Neste outro artigo sobre como prevenir o risco e a tentativa de suicídio, alguns psiquiatras apontam os principais fatores de risco:

  • Tentativa anterior de suicídio, com intenção de morrer.
  • Ansiedade, depressão, alcoolismo, quadro psicótico e estado de exaustão.
  • Tentativa premeditada e ativamente preparada.
  • Disponibilidade dos meios para o suicídio (métodos violentos e letais).
  • Preocupação com o efeito do suicídio sobre os membros da família.
  • Ideação suicida verbalizada.
  • Preparação de um testamento ou cenas de despedida.
  • Crise vital próxima, como luto, cirurgia iminente ou dissolução de um relacionamento amoroso.
  • História familiar de suicídio.
  • Mudanças de condições de saúde ou estado físico.
  • Início ou cessação de medicação psicotrópica.
  • Intoxicação por álcool ou droga.
  • Melhora súbita do humor depressivo.
  • Sentimento de desesperança.
  • Família suicidogênica.
  • Precaução para evitar intervenção, como isolamento ou minimização do risco de descoberta.
  • Nenhuma ação para pedir socorro após o evento.
  • Pessoa com remorso por sobreviver da tentativa.

Referência no auxílio a prevenção do suicídio nos Estados Unidos, a IASP – International Association for Suicide Prevention possui diversas publicações que podem ajudar.

Há ainda a ONG Terapeutas Sem Fronteiras que oferece grátis serviços de apoio a emocional e terapêutico.

Neste site sobre como prevenir suicídio há diversas informações que podem ajudar a lidar com a situação.

Abaixo seguem alguns links de organizações com informações que podem ajudar a evitar que jovens cometam suicídios:

Organizações Internacionais

Sobre 

Luiz Rodrigues é estudante de Cultura Racional, dos Livros Universo em Desencanto, jornalista e especialista em marketing.


Compartilhe!