Ayurveda: monitorando a mente

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Seja testemunha dos seus pensamentos e você desfrutará de uma paz duradoura. (Swami Sivananda)

Estou lendo um livro incrível.

Publicado pela PubliFolha, o livro Ayurveda, princípios e técnicas para atingir o equilíbrio e o bem-estar é incrível.

O autor do livro é o Centro Sivananda de Yoga Vedanta

Estou gostando muito.

Esses conhecimentos do oriente são incríveis.

Há muitos séculos que pessoas vem se preocupando com equilíbrio e harmonia entre existência e consciência.

Destaco aqui a parte sobre pensamento positivo e meditação.

Em monitoramento da mente eles falam que a mente é um corpo sutil que recebe influências e, assim como o corpo físico, precisa de atenção.

E o exercício que segue pode ajudar a monitorar o estado da mente e a ter mais consciência dos pensamentos que a ocupam.

Como permanecer motivado

Eles explicam que “às vezes é difícil nos motivarmos para realizar atividades diárias que melhoram nossa saúde.”

E que “essa falta de motivação pode ser causada por crenças inconscientes, introduzidas em nossas mentes pelas informações e pelos condicionamentos que recebemos ao longo da vida.

No entanto, a percepção dessas crenças, ou até mesmo nosso condicionamento mental, não é suficiente para superar esses bloqueios.

Precisamos olhar diretamente dentro da nossa mente de maneira profunda e corajosa.”

Introspecção Profunda

E seguem com uma orientação muito linda falando de introspecção (esse lindo é muito lindo, meus amigos…)

“Esse gesto de introspecção é parte da raja ioga.

A primeira etapa é desenvolver a consciência de que somos de fato condicionados, algo que talvez só percebamos vagamente.

Parte desse condicionamento pode ter origem num passado distante (…) até mesmo em vidas passadas, enquanto o restante vem das pessoas que nos educaram, da nossa família, dos nossos amigos e da cultura na qual fomos criados.

Também precisamos ter consciência do nosso estado mental — a predominância de rajas (agitação) e tamas (resistência).

Quanto mais nos envolvemos nessa tarefa, mais percebemos o quão importante é essa consciência, já que a mente também afeta o corpo físico — as células corporais estão sempre sob influência dos pensamentos.

Desenvolva consciência do seu estado mental

Sente-se confortavelmente num lugar tranquilo, com os olhos fechados e as costas eretas.

Faça algumas respirações profundas e então comece.

1. Relaxe a mente

Relaxe a mente.

Concentre-se no presente direcionando a atenção para o seu corpo e sua respiração.

2. Mude o foco mental

Mude o foco mental visualizando um espaço aberto ou um lago sem ondas.

3. Observe

Procure observar sua mente tomando consciência das características e da natureza de seus pensamentos e emoções.

4. Perceba

Se perceber algum pensamento negativo ou perturbador, não tente expulsá-lo. Concentre-se na sua respiração.

5. Imagine

Imagine que você está expelindo todos os pensamentos negativos da mente.

Observe a natureza dos pensamentos que entram na sua mente. 

Verifique se são sátvicos (harmoniosos), tamásicos ou rajásicos.


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Luiz Racional

Luiz Rodrigues é jornalista e estudante de Cultura Racional | Livros Universo em Desencanto. Ouça o rap do Filhos do Racional Superior no Spotify: https://spoti.fi/37CbpwL Acesse o site oficial da Cultura Racional: http://bit.ly/38IBZWo