Tim Maia Racional: a Soul Music brilhando na Cultura Racional

capa do disco racional de tim maia
Compartilhe!

Tim Maia Estava em seu Auge Artístico

tim maia racional

“Não é apenas o fato de que Tim Maia estava no seu auge artístico que faz de seus discos “Racional” especiais em sua discografia.

A ideia de que o cantor houvesse decidido se limpar, se endireitar e caretear graças a uma seita, decididamente maluca -pregando a origem e volta do ser humano ao espaço-, e a intensidade com que interpreta isso tornam pérolas os dois volumes lançados em 1975.”

As palavras acima são de Ronaldo Evangelista em texto publicado no jornal Folha de S. Paulo sobre o disco Tim Maia Racional.

Quando tornou-se estudante de Cultura Racional, nos anos 70, o músico Tim Maia lançou um dos maiores álbuns da MPB chamado Tim Maia Racional.

Bem, dito isto, antes de continuarmos a falar (quase) tudo sobre o lendário disco Racional de Tim Maia, cabe fazer um esclarecimento.

Além do Tim Maia e a Cultura Raciona, neste texto, falamos ainda do Livro Universo em Desencanto e do rap que nós, do grupo de rap Filhos do RACIONAL SUPERIOR, cantamos para divulgar este conhecimento que está na terra desde 1935.

O objetivo aqui é fazer um resumo jornalístico de declarações, opiniões e perspectivas dos conhecidos discos TIM MAIA RACIONAL para que você possa formar a sua opinião sobre o assunto.


  • “A Imunização Racional foi anunciada há milênios por profetas e astrólogos ligados com as “Forças da Natureza”, servindo de porta vozes da Fase de Astrologia,
  • O ser humano por estar vivendo de aparências esqueceu-se desses anúncios e está passando pela pior fase da sua vida, que é uma forte mudança de regência destas Forças Naturais.
  • Terminou a fase do pensamento e entrou a fase do desenvolvimento do raciocínio.
  • A Imunização Racional é a luz do “Divino Espírito Santo” que está iluminando todos que estão ligados no Conhecimento de si mesmo, a Cultura Racional.
  • A verdadeira inteligência do ser humano está na sua capacidade de se renovar.”

O texto acima foi publicado originalmente no canal do YouTube chamado Terceiro Milênio 21, que publica o Programa Terceiro Milênio, com a finalidade de divulgar a Cultura Racional, contida nas brilhantes páginas dos Livros Universo em Desencanto.


tim maia racional

Ricardo, Luiz e o produtor, DJ e cantor Igor Muniz no “Mutirão Cultural na Quebrada”, promovido pela comunidade da Vila São José, na zona oeste de São Paulo

Apenas uma informação importante: conforme explica esta matéria no UOL, os Filhos do Racional Superior são um grupo de estudantes de Cultura Racional que, através do rap, divulga as mensagens de paz, concórdia e amor contidas nas brilhantes páginas dos Livros Universo em Desencanto.

Cabe esclarecer ainda que a Cultura Racional é o conhecimento da origem do ser humano. De onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno à sua origem.

Mostra como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito, ligando o ser humano ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL.

Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um Ser Extraterreno, publicadas nos Livros Universo em Desencanto. É um conhecimento transcendental que ultrapassa todas as expectativas do saber humano e que desvenda os mistérios da natureza – visível e invisível – e do animal Racional de forma lógica, simples e clara.

tim maia racional

É a cultura natural da natureza. Um conhecimento da nova fase em vigor na natureza, a Fase Racional. A Era da Razão.

A fase do desenvolvimento do Raciocínio. Esclarece a verdadeira definição de tudo e de todos, de princípio a fim, do pensamento concreto, científico, normal, matemático e/ou Cartesiano.

Não se trata de religião, seita, filosofia, ciência ou espiritismo. Porém aborda todos os aspectos envolvidos nestas áreas do conhecimento humano.

Desta forma, esclarece e completa a devida continuação desses, uma vez que revela a base da origem de tudo aquilo que o homem sempre procurou notadamente: a definição de seu ser e de todos os seres.

Dito isto, caso você tenha alguma dúvida sobre Cultura Racional ou os discos Tim Maia Racional Vol. 1 ou Tim Maia Racional Vol. 2, acesse o site oficial da Cultura Racional e se informe.

 

As letras das músicas que compõem o álbum Racional estão no site oficial de Tim Maia

Destaque para a faixa Que Beleza, uma das letras mais famosas entre estudantes de Cultura Racional e o público em geral.

Optimized-racional 40 anos

Assista ao documentário detalhado sobre os 40 anos do lançamento dos discos TIM MAIA RACIONAL feito pelo portal UOL. Para isso, clique na imagem acima e confira o documentário “RACIONAL 40 ANOS”. A matéria que acompanha os vídeos foi escrita por Djeferson Barbosa, repórter do site UOL Música.

O disco Racional de Tim Maia, como diz esta matéria da Revista Trip, “divulgam a natureza, e ele conta o incontável. Fala da lua, do sol, das estrelas. Até por isso tanta gente que usa droga gosta desse disco”.

De fato, por sua história controversa, hoje o vinil original Tim Maia Racional pode encontrado em sites como Mercado Livre por R$ 1.400,00.

Lançado em outubro de 2014, o filme de Tim Maia narra os altos e baixos do ícone da música brasileira.

Trailer oficial do filme Tim Maia, lançado em 2014

Num texto em seu blog sobre Tim Maia, Rodrigo Mattar explica que “houve um dia em que Tim Maia trocou o profano dos funks, souls, sambas e xaxados que fizeram parte dos seus quatro primeiros discos – três deles sensacionais, aliás – para mergulhar de cabeça no proselitismo e no sagrado do Racional Superior.”

Em seu site, o cantor, arranjador e instrumentista Sérgio Lorran Figueiredo explica detalhes da mudança de Tim  Maia ao começar a estudar a Cultura Racional.

“A perda de peso e a interrupção de hábitos nada saudáveis…

…fizeram com que Tim Maia atingisse sua melhor forma em anos. Não apenas estava mais magro como estava cantando melhor do que nunca.

Após arrumar a letra de “Que Beleza” para que os versos tivessem normas do Universo Racional, Tim levou a fita para seu Manoel Jacintho.

Enxergando a grande visibilidade que a canção traria para a Cultura Racional, seu Manoel incentivou Tim Maia a mudar todas as letras do disco, pregando pesado em todas as faixas. Nascia ali o disco renegado de Tim Maia.”

Ainda sobre Tim Maia Racional, falando ao site Urbanaque, Paulinho Guitarra conta como foi cantar pela primeira vez Que Beleza na televisão, na inauguração do teatro Bandeirantes, nos anos 80.

“Ele tinha começado a ler o livro daquela parada Racional e a gente estava gravando um disco novo.

Essa música que ele canta, ‘Que Beleza’, ainda não falava aquelas coisas todas.

Ele já estava lendo e fez uma música mais ou menos daquilo.

Já tinha muita coisa gravada gravada, ele começou a ler os lances e trocou.

Apagou as vozes com as letras antigas e colocou as novas”, conta Paulinho Guitarra.

Primeira vez que Tim Maia cantou Que Beleza na televisão

Veja o que diz o site Oficial de Tim Maia sobre o disco Racional

Na seção “Biografia” do site oficial de Tim Maia encontramos uma versão de sua Fase Racional.

“Na década de 1970, (Tim Maia) conheceu Manuel Jacintho Coelho, líder da polêmica doutrina Cultura Racional.

Tim mergulhou de cabeça nas idéias do guru ao ler a série de livros chamados de “Universo em Desencanto” e mudou de forma drástica seu estilo de vida, que de desregrado e boêmio, passou a ser disciplinado e saudável.

A influência da Cultura Racional também atingiu a música e Tim decidiu fazer dois álbuns chamados Tim Maia Racional, volumes Um e Dois , ambos lançados pelo seu próprio selo batizado de Seroma (palavra “amores” ao contrário e abreviação do próprio nome, “Sebastião Rodrigues Maia”).

tim maia

Esses discos são considerados verdadeiras obras-primas, principalmente pela fortíssima pegada de soul e funk, e pela ótima forma física que foi extremamente benéfica para a qualidade de sua voz.

Depois Tim Maia se decepcionou com a Cultura Racional, se desentendeu com o Mestre Manuel e abandonou a seita.

Ele retirou de circulação os discos que se tornaram valiosos itens de colecionadores. O sucesso “Imunização Racional” é apenas uma de várias pérolas presentes nesses trabalhos.

Nos anos 2000 novas faixas deste período foram descobertas, elas acabaram se tornando o disco “Racional Volume Três”, com destaque para as canções: “You Gotta Be Rational”, “Escrituração Racional”, “Brasil Racional”, “Universo em Desencanto Disco”, “O Grão Mestre Varonil”, “Do Nada ao Tudo” e “Minha Felicidade Racional”, foram disponibilizadas na Internet e posteriormente lançadas em CD em Agosto de 2011.”

Gravadora Trama e Editora Abril relançaram Tim Maia Racional em 2006

E o clássico disco de Tim Maia foi relançado em 2006 pela Gravadora Trama e a Editora Abril, que lançou nas bancas de todo o Brasil um encarte falando sobre o disco Racional de Tim.

“O LP Tim Maia Racional, de 1975, um dos mais emblemáticos de toda a carreira do cantor, foi produzido em condições singularíssimas.

No auge de sua fama e recém-contratado pela RCA Victor para gravar um álbum duplo, Tim, num repentino surto religioso, aderiu à Cultura Racional.” diz o encarte da Abril.

“O disco, que já tinha as bases gravadas, serviu como instrumento de difusão da doutrina, que é mencionada em todas as suas faixas.

Lançado pela Seroma, selo independente criado por Tim, o álbum foi ignorado pela crítica e pelo público.

A tremenda musicalidade de suas canções, no entanto, em especial Que Beleza, contrasta com o proselitismo de suas letras.”

Como explica este artigo da Wikiédia, “Tim Maia Racional foi o quinto álbum de estúdio do cantor e compositor.

Lançado em 1975 pelo selo Seroma…

…(pertencente ao próprio Tim Maia), Racional ficou marcado pelas letras de devoção à Cultura Racional (…) e pela sonoridade que remeteu a nomes do soul e do funk norte-americano, como Barry White, Marvin Gaye e George Clinton.1 2”

Ainda de acordo com o artigo na Wikiédia, “o álbum (Racional) foi relançado no formato CD em 2006 pela gravadora Trama.

Apesar do desgosto do próprio Tim Maia em relação ao álbum e às duras críticas recebidas na época de seu lançamento, Racional é tido como um dos melhores momentos da carreira do cantor, com os discos originais remanescentes tornando-se itens raros e de valor elevado.

A revista norte-americana Rolling Stone, em sua lista dos 100 maiores discos da música brasileira, listou o álbum na 17ª posição.”

Desmistificando Tim Maia Racional

tim_maia

“Passei anos estudando e pesquisando, todo tipo de religião, doutrina secreta, filosofia, medicinas milenares. Sem esquecer das práticas,afinal se vc ñ testa como vai saber? Terminei como Platão”Só sei que nada sei”.

Claro, achei verdadeiras pérolas,mas como podia o mundo ter tantas verdades? Isso ñ faz sentido,cada linha um céu diferente.

Um dia resolvi conhecer a Cultura Racional e surpresa…

…todos os links se conectaram, na sua simplicidade todos os conhecimentos estavam ali contidos.É bom lembrar que ´sabios são diferentes de intelectuais.

O Tim Maia era um cara incrível, porém obsessivo.Ñ se domina o animalesco ego da noite para o dia.Lição básica na história de qualquer mestre,como poderia o inspirado Tim servir como exemplo,sua vida diz tudo.

Por isso ñ se apeguem em suas loucuras, vamos quardar o que de melhor ele soube fazer, música de qualidade.

A Cultura Racional é simlesmente o máximo.”

O depoimento acima foi dado por um estudante de Cultura Racional num comentário postado no artigo Goró salvou Tim Maia da Cultura Racional.

Noutro artigo desmistificando Tim Maia Racional, o jornalista Carlos Eduardo Lima fala como Tim Maia conheceu a fase Racional.

“Enquanto compunha as canções para o álbum duplo, que já estava em fase avançada de produção nos estúdios da RCA em Copacabana, Rio, Tim ficou sabendo da existência de um guru, uma espécie de pai de santo, que morava em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Levado pelo compositor Tibério Gaspar. o músico ouviu o “Grã Mestre Varonil” Manuel Jacintho, o líder da seita, que explicou ao cantor que os habitantes do planeta são, na verdade, originários de um outro mundo, perfeito, feliz, mas que foram enviados para cá por causa da “magnetização”, que seria a razão de todos os problemas da Terra.”

DJ Foox Beat apresenta o remix da faixa “Ela Partiu” e “Um Homem  na Estrada”, dos Racionais Mc’s.

Neste outro artigo do site Na Mira do Groove falando sobre grandes álbuns, Tim Maia Racional.

Veja o que o jornalista Tiago Ferreira escreveu em 2011. “Musicalmente, a banda de Tim Maia atingiu o ápice da sonoridade funky: o samba-soul swinguado de “Bom Senso” exibe o tijucano em uma de suas melhores performances vocais.

Neste período, é bom lembrar, sua saúde estava ótima já que não estava comendo carne e evitando os excessos a todo o custo (o único excesso era a pregação devota.

Ele não podia ver ninguém que já mandava colocar roupa branca para tirar o ‘magnetismo’ e indicava-o para comprar um exemplar do livro.”

Na realidade, a Cultura Racional é um conhecimento da origem do ser humano…

…E o Senhor Manoel Jacintho Coelho “ditou as mensagens que compõem a Obra Universo em Desencanto, esclarecendo e descrevendo a verdadeira origem da humanidade, numa linguagem modesta, para atingir todas as capacidades intelectuais, do mais humilde ao mais abastado, o que nos leva à convicção de que esse Homem é um Iluminado e essa Obra, fonte de verdade, é de Origem Superior.”

Mestre Manoel Jacintho Coelho, o RACIONAL SUPERIOR, explica o que é a Cultura Racional.

O ser humano vai saber de onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno à sua origem.

Mostra como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito, ligando o ser humano ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL.

Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um Ser Extraterreno, publicadas nos Livros “UNIVERSO EM DESENCANTO”.

“Por quê Tim Maia Racional é um Disco Foda?”

Publicado no site Papo de Homem, o texto Por quê Tim Maia Racional é um Disco Foda deixa claro nos comentários dos leitores que seu antológico disco ainda fascina brasileiros de todas as gerações.

Veja alguns comentários postados pelos leitores deste artigo no Papo de Homem.

“Estou mais para ‘roqueiro’ a lá Led e Pink Floyd (…) e os racionais são a melhor coisa que já ocorreu na religião brasileira (sou ateu) por revelar um Tim Maia fenomenal, musicalmente impressionante e com uma contribuição fenomenal a música nacional.” (postado por 1bertoc)

“Porra, esse é um discos que mais escutei minha vida inteira. Com certeza são duas obras-primas do Tim, que era uma figura única. Nelson Motta escreveu uma excelente biografia dele, aconselho fortemente para entenderem como Tim viveu e o que o motivava na vida.” (postado por juniorwm)

“Não só os melhores discos do Tim Maia, mas esses álbuns da fase racional estão entre as maiores contribuições brasileiras pra música.” (postado por Bruno Mengatti)

Destaco o vídeo em que, pela primeira vez, Tim Maia tocou Que Beleza na televisão.

Conheça a Cultura Racional

A Cultura Racional, contida no Livro Universo em Desencanto, é um conhecimento transcendental que ultrapassa todas as expectativas do saber humano e que desvenda os mistérios da natureza – visível e invisível – e do animal Racional de forma lógica, simples e clara.

cultura racional universo em desencanto tim maia racional

É a cultura natural da natureza.

Um conhecimento da nova fase em vigor na natureza, a Fase Racional.

A Era da Razão. A fase do desenvolvimento do Raciocínio.

Desde 1935 que a Cultura Racional é reconhecida pelos Órgãos Públicos Federal, Estaduais e Municipais, legitimando sua contribuição à humanidade através da Oficialização em mais de 145 cidades e Estados: O Dia da Cultura Racional.

Ouça o Rap dos Filhos do Racional Superior

Lançado apenas entre os estudantes de Cultura Racional em janeiro de 2012, o primeiro álbum chamado Rap traz 10 faixas que explicam o que é a Cultura Racional, por que a Causa da Violência é a paralisação do pensamento.

Em Apocalipse, as rimas estão em trechos da Bíblia que anunciam a Cultura Racional.

Destaque para a faixa Cultura do Cosmo que explica que o objetivo da Cultura Racional é ligar o ser humano ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o Mundo Racional, pelo desenvolvimento do raciocínio, através da leitura do livro Universo em Desencanto.

E no rap Cavaleiro da Concórdia, há detalhes da vida do Sr. Manoel Jacintho Coelho na boemia do Rio de Janeiro nos anos 30.

Leia também:

Sobre 

Luiz Rodrigues é estudante de Cultura Racional, dos Livros Universo em Desencanto, jornalista e especialista em marketing.


Compartilhe!