Osho: “O Ritmo Interno do Ser”

Compartilhe!

Neste texto trazemos uma tradução de uma reflexão de Osho (1931-1990), místico, guru e referência espiritual nascido na Índia cujos livros continuam a ser publicados por mais de 200 editoras em mais de 60 línguas. Segue a tradução do texto The Inner Rhythm of Being publicado em no site Osho.

“Você está procurando seu ritmo interior – as vezes no dinheiro, as vezes no poder, as vezes no prestígio e, por vezes, em alguns tipos de relacionamentos. Você vai implorando. Você quer encontrar algo de transcendental, você está sedento para o transcendental.

E de vez em quando, até mesmo na vida cotidiana, isso acontece. Você tem aqueles momentos quando de repente um dia você acorda de manhã e tudo parece se encaixar perfeitamente.

Os Pássaros Estão Cantando, o Ar é Perfumado, o Sol Está Nascendo

E de repente você sente que tudo está calmo. Você já não se sente mais separado por um momento específico… Você se sente uma grande alegria fluindo sem nenhuma razão aparente.

Você de repente se sente vibrante, totalmente rejuvenescido em casa. Talvez a causa tenha sido uma noite de sono profundo, talvez a bela manhã, o canto dos pássaros, o ar fresco, as gotas de orvalho na grama que brilham no sol matinal – tudo isso criado a partir de um contexto.

Não pelo seu esforço, mas por acaso, você ficou em harmonia consigo mesmo e com a existência. E lembre-se, isso acontece sempre junto: sempre que você estiver em harmonia consigo mesmo, você estará em harmonia com a existência.

Harmonia tem Dois Lados: o Indivíduo e o Universal

Se o indivíduo está em harmonia, então não há nenhuma razão para que não esteja em harmonia com o todo. Se dentro de você, todos os conflitos desaparecem, nem que seja por um momento único, naquele momento você é parte de um todo: já não sois uma ilha, você não está mais separado.

Todas as paredes de repente desapareceram; você já não está preso. Se você olhar para trás pode lembrar alguns momentos… E esses serão os momentos quando você estava relaxado, esses serão os momentos quando não havia nenhum desejo particular em sua mente, quando você não estava preocupado, quando você não estava tenso, quando, de alguma forma, você simplesmente “era”,: você simplesmente existia…

osho

Osho (1931-1990)

Cuidado com esses momentos porque existe uma chave secreta. Se isso acontece em um estado de relaxamento, quando você está muito solto e não está tenso, então você poderá criar o contexto.

Você Pode Relaxar

Se isso aconteceu com você enquanto nadava, então poderá nadar e criar o contexto. Se isso acontece enquanto corre, da mesma forma… E isso acontece com pessoas diferentes, de maneiras diferentes.

Muitos corredores sabem que além de um certo limite, se você for correr, de repente acontece – porque as energias do homem tem três camadas. A primeira camada é apenas para atividades diárias.

É uma camada de energia muito fina. É o suficiente para seu escritório, relacionamento, filhos – é a vida comum, ordinária. A segunda camada é para emergências.

Se a sua casa está em chamas; você pode ter se sentido muito cansado após o trabalho e vai para casa na esperança de ter um bom descanso. Mas, de repente, quando você chega em casa percebe que ela está pegando fogo.

O cansaço desaparece imediatamente; você já não estará cansado. Você esquece todo o resto e vai passar a noite inteira tentando apagar o fogo. E acredite: mesmo depois de trabalhar a noite inteira para apagar o fogo  você não estará cansado como estaria após um dia normal de trabalho. É diferente.

Pois não foi o seu nível normal de energia que trabalhou – pois este nível ordinário do dia-a-dia é que estaria exausto após o trabalho. Foi a camada de emergência que começou a trabalhar para apagar o fogo.

A Terceira Camada é Mais Profunda que Isso

Por exemplo, se por um, dois ou três dias você continuar a trabalhar, em seguida, o nível de emergência também estará acabado – e então você entrará em contato com a camada cósmica. Essa é a fonte da vida, e que é inesgotável. Sempre que você estiver em contato com ela, uma enorme alegria começa transbordando você.

Aos corredores e nadadores isso às vezes acontece. Quando a primeira camada termina, então a segunda camada entra em cena se você continuar em frente. Então, a segunda camada também termina – e no momento que você está em contato com a terceira, um êxtase tremendo acontece sem razão aparente, sem nenhuma explicação lógica. Mas simplesmente acontece.

Isso pode acontecer com você enquanto faz amor. Pode acontecer com você enquanto estiver ouvindo música. Pode acontecer com você simplesmente deitado na sua cama sem fazer nada. Pode acontecer com você enquanto pinta, absorvido, totalmente absorvido no ato de pintar.

Pode acontecer de mil e uma maneiras. Mas cuidado: sempre que isso acontece, sempre que  este momento feliz vem para você, quando o divino bate na sua porta, veja em que contexto está acontecendo. Isso é muito importante. Perceber o contexto. Esteja alerta.

Olhe ao seu Redor no Espaço que Está Acontecendo

Faça isso que você terá a chave.  E você será sempre capaz de criar esse contexto, este espaço, e o momento cósmico, da camada de energia cósmica, poderá vir novamente.

Você não pode fazer isso acontecer, mas você pode disponibilizar-se para que aconteça.

Você não pode forçar nada, mas você pode criar tudo que é necessário para que aconteça. Não é uma obra de sua parte: é um acontecimento. Mas, ainda assim, você pode ter um papel grande nisso.

Isso é como todas as técnicas de meditação têm sido desenvolvidas. É como o Yoga entrou em existência. Esse acordo está presente em você, porque sem ele, você não pode estar vivo.

Essa música já está fluindo, porque a música é sua conexão com o todo. E uma vez que esta conexão é cortada, você será morto.

Mas você está vivo, e isso é prova suficiente que a música está acontecendo. A única coisa a fazer é ir fundo dentro de seu próprio ser e descobrir onde está acontecendo neste momento.”

leia o livro universo em desencanto


Compartilhe!

Sobre 

Luiz é estudante de Cultura Racional dos Livros Universo em Desencanto, jornalista e rapper. Ouça nosso rap e baixe gratuitamente no Soundclod: https://soundcloud.com/filhosdoracionalsuperior

    Find more about me on:
  • facebook
  • youtube

Gostou do texto?

Powered by Facebook Comments