Aos Jovens: Estudar é Bom e Você vai ser Feliz

Compartilhe!

Quando somos jovens parece que tudo é possível. Mas não é bem assim. Parece que os nossos amigos são tudo que temos e quando nós discutimos com eles, parece perdemos tudo que temos.

Mas não é bem assim. Como diz a música da Legião Urbana “você culpa seus pais por tudo um absurdo são crianças como você o que você vai ser quando você crescer”. Você e seus pais são a mesma coisa.

A única diferença é que seus pais nasceram primeiro do que você, que nasceu logo em seguida. Por isso, evite discutir com seus pais. Você diz que seus pais não te entendem. Mas eles também já tiveram a sua idade.

Seus Pais Já Foram Jovens Exatamente Como Você

E por eles já terem tido a sua idade, eles sabem muito bem o que você está passando na escola. Às vezes, parece que os amigos mais legais na escola são aqueles que ficam levando sempre tudo na boa. Nunca estudam para as provas, estão sempre no Facebook e WhatsApp pelo celular e fazem comentários que humilham os outros chamando de gordo, feio, alto, baixo, etc.

E essas pessoas que aparentam ser as mais descoladas e legais acabam sempre passando de ano, mas não porque se dedicaram. Mas, sim, porque parecem que tem sorte na vida. Mas isso é só aparência. E aparências não são verdades. E assim, esses colegas que não se dedicam, não estudam como deveriam, primeiro passam de ano uma vez assim, depois outra, e por aí vai indo, empurrando com a barriga.

O problema será no futuro, quando estes espertalhões, que não se dedicam aos estudos como deveriam, crescerem e forem trabalhar. Quando eles tiverem que lidar com um chefe, aí é que os problemas vão começar. A vida não é só feita de amigos.

A vida é Feita de Deveres, Obrigações e Amigos

E neste momento em que você vive essa vida boa de jovem, com seus amigos, com a sua professora representando o seu chefe, deva procurar ter atenção a tudo que aprende na escola.

Mas se você acha que o que está aprendendo é chato e que não vão utilizar um dia na sua vida, fique sabendo que apenas o fato de se dedicar a estudar é o principal aprendizado e, por isso, já estará se preparando para a vida.

Veja o que Bill Gates, o fundador da Microsoft, falou aos formando de uma turna da Universidade norte-americana de Harvard sobre o que é ser adulto e ter responsabilidades. Para ver com legenda, basta clicar no botão legenda na janela de exibição do vídeo do YouTube.

No colégio você aprende ciências, português, geografia, matemática, e isso tem um propósito que é maior do que a prova a cada bimestre. Vai além: o importante é a sua dedicação, o seu ritual de estudo e o compromisso que você assume consigo mesmo de melhorar cada vez mais e ser uma pessoa melhor para seus amigos, sua família e para o mundo.

Lembre-se de que a prova é só um meio que os educadores encontraram para medir o seu aprendizado e compreenderem como podem ajudar você a ser um adulto melhor. Pois, sim, os professores são seus aliados, seus pais pagam seu colégio para ajudar você. Tenha isso sempre em mente.

O propósito desse aprendizado na escola é preparar você para vida adulta, que pode ser muito bonita, com um emprego legal, amigos, família e lugares bacanas para viajar e ser feliz.

É Importante Estudar e Ter Amigos

Entenda que não quero dizer que você não deva ter amigos, que você não deva sair com seus amigos: é importante ter amigos, a vida social é um componente muito importante da vida de jovens e adultos.

O ponto aqui é o seguinte: procure estudar nas suas provas, se esforce para se dedicar ao estudo e faça amigos que tenham os mesmos objetivos que você. É muito importante o jovem ter disciplina e paciência nos estudos. Vocês estão atravessando uma idade de estudar e se divertir, não precisam sair para trabalhar e ganhar dinheiro. É estudar e se divertir: nesta ordem.

Por isso, lembre-se de que a escola é uma preparação para a vida. Quando você ficar adulto e estiver numa entrevista de emprego, a primeira coisa que vão analisar em você é o que você sabe, o que você aprendeu nos cursos que você fez depois de sair da escola, faculdade, pós-graduação, e por aí vai.

Estudar é se Preparar Para a Vida

E o que você estudou pode estar diretamente ligado ao seu crescimento profissional e sua felicidade. Quando falo em profissional, pode ser como um empresário ou como artista. O importante é a disciplina, que vai ajudar você a estudar administração, finanças e logística, ou vai ajudar você a estudar artes plásticas, música ou design de jóias.

É importante que você entenda que para ser um profissional de sucesso tem que ser um estudante com disciplina, persistência e respeito aos colegas e aos professores. Pois é o seu esforço que vai dizer se você vai ter força para superar os obstáculos da vida, e cair, desistir de lutar e perseguir seus objetivos.

E para ser um bom estudante tem que ter determinação, tem que ter persistência, tem que se dedicar a estudar matemática, português, ciências, etc. Porque mais importante do que o conteúdo que você está aprendendo está o ato de aprender.

Aprender é importante porque desenvolve a humildade, dedicação, persistência e paciência. E aprendendo a ter persistência, você estará aprendendo a ter disciplina. Pois a preparação para a vida começa na escola.

E estudar é muito bom. Então tenha sempre paciência com a professora, tenha paciência com seus pais, pois é importante saber respeitar os mais velhos. Pois eles já passaram por esse processo que você está passando. Então, tenha respeito a paciência com tudo e com todos.

Respeite seus colegas e lembre-se: estudar é bom e você vai ser feliz.

Sobre 

Luiz é estudante de Cultura Racional dos Livros Universo em Desencanto, jornalista e rapper. Ouça nosso rap e baixe gratuitamente no Soundclod: https://soundcloud.com/filhosdoracionalsuperior

    Find more about me on:
  • facebook
  • youtube

Compartilhe!

Gostou do texto?

Powered by Facebook Comments